top of page

O USO DAS REDES SOCIAIS MIDIÁTICAS EM TEMPO DE COVID-19

  • Foto do escritor: PET - ACS
    PET - ACS
  • 14 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Hyann Tribino

A internet se tornou a ferramenta mais utilizada nos últimos meses para conectar pessoas, devido à pandemia do Covid-19. Com as orientações da OMS para o distanciamento social, as redes sociais como Instagram, Whatsapp, Facebook e programas de vídeos chamadas tiveram um aumento significativo de acessos após a situação ter se agravado em nível mundial

O uso dessas ferramentas midiáticas não só aproximou as pessoas, mas também modificou seu modo de interagir uns com os outros e seu modo de consumir internet, fazendo com que hoje, todos estejam mais conectados por uma tela seja de smartphones, tabletes ou computadores, permitindo que muitos serviços essenciais fossem disponibilizados e grandes empresas continuem a desenvolver suas atividades

Dentro de um cenário onde a internet é a melhor forma de interagir com a segurança de não ser infectado ou infectar alguém, a procura por conteúdos para distração cresceu. As plataformas de streamings tiveram um aumento de assinaturas em todo o mundo, levando criadores de conteúdo online, como influencers e artistas, à utilização desse meio para o entretenimento em casa, já que a grande massa está em confinamento.

Muito conteúdo em tempo real foi disponibilizado, surgindo assim as famosas lives, onde famosos e detentores de conhecimento diversos passaram a fazer shows e palestras via Instagram, possibilitando que milhares de seguidores assistam ao vivo, simultaneamente. Dessa forma, não demorou muito para que as lives se tornassem o maior meio de entretenimento e diversão nesse período de pandemia, quando cantores de diferentes estilos começaram a utilizar as plataformas para apresentação de shows e arrecadação de alimentos, entre outros itens, para ajudar os menos favorecidos.

Diante de toda a magnitude do corona-vírus (Covid-19), a adaptação ao uso das redes sociais é algo que não pode passar despercebido, pois, alguns profissionais se recriaram em uma nova perspectiva de oferecer seus serviços e continuar trabalhando virtualmente. Um exemplo disso são os psicólogos que, mesmo distantes, atendem seus pacientes por videoconferência, a busca por delivery em restaurantes, assistência técnica online e as aulas por vídeo chamada, que se tornaram algo do dia a dia, podendo-se dizer que, mesmo distantes fisicamente devido à pandemia, conseguimos nos adaptar e nos reconectar como nunca antes.

Porém, o uso das redes sociais, se não controlada ou usada de forma incorreta, pode trazer diversos prejuízos aos indivíduos, como é o caso da dependência pela web. Outro fato que chama atenção é a noção deturpada que se pode ter da realidade, diante das fake news. Além disso, são incontáveis os números de vítimas de golpes pela internet. Logo, saber filtrar essas informações é essencial para a saúde física, psíquica e mental em tempos de confinamento. Ademais, é de grande importância que se tenha inteligência emocional para discernir o conteúdo visualizado e autoconfiança, o que implica manter a esperança, sem prejuízo de qualquer ordem.

Comentários


Post: Blog2 Post

©2020 por PET - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E TUTORIALAPLICANDO CIÊNCIAS SOCIAIS. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page